quarta-feira, 18 de abril de 2007

Zoo de Berlim:::Alemães querem salvar ursinho polar

Enquanto alguns zoólogos afirmam que uma cria de urso polar abandonada pela mãe deve ser abatida, o Zoo de Berlim defende que o animal pode ser criado por humanos. O público alemão põe-se do lado do Knut

A paixão nacional da Alemanha é, neste momento, um ursinho polar chamado Knut. O animal de cerca de quatro meses de idade é um dos mais recentes habitantes do Zoo de Berlim mas também o centro de uma polémica que envolve ambientalistas, zoólogos, jornalistas, celebridades e toda a nação germânica.
Nascido em Dezembro, o urso teve um início de vida difícil, ao ser rejeitado pela mãe, juntamente com o irmão, que morreu com quatro dias. Os tratadores do zoo decidiram salvar Knut, alimentando-o com biberão. Um deles, Thomas Dörflein, passou a agir como a 'mãe adoptiva' do ursinho branco, acompanhando-o por toda a parte.
A sobrevivência de Knut parecia garantida mas, no início desta semana, o seu futuro foi posto em dúvida, ironicamente, por um activista dos direitos dos animais.
Frank Albrecht defendeu numa entrevista ao Bild que o urso deve ser abatido, uma vez que, ao crescer com humanos, vai tornar-se num animal com problemas de sociabilização com os seus semelhantes, para além de poder vir a representar um perigo para os tratadores. O activista baseia-se na experiência do Zoo de Leipzig que, no ano passado, abateu uma cria de urso polar rejeitada pela mãe.
A reacção do público não teve precedentes. O jornal foi inundado com cartas de alemães de todas as idades que pedem que a cria de urso polar seja salva.
Do seu lado, Knut tem os veterinários do zoo. Andre Schüle afirmou ao Bloomberg que seria um «desperdício» matar o urso, uma vez que este é «saudável e cheio de vitalidade», e que a sua espécie está seriamente ameaçada de extinção pelo aquecimento global.
Entretanto, Knut vai crescendo e, esta sexta-feira, foi oficialmente apresentado no Zoo de Berlim, o mais visitado de toda a Europa. O ursinho, que a pouco e pouco vai sendo afastado do seu tratador humano, foi recebido por um batalhão de jornalistas e fotógrafos de todo o mundo, bem como milhares de alemães que quiseram ver o animal que tem feito as primeiras páginas dos jornais dos últimos dias.
Segundo o canal Bloomberg, Knut comportou-se como uma estrela de cinema, ao pousar para as câmaras. O ursinho marcou mais um ponto, e bem pode agradecer a atenção mediática de que tem sido alvo, que lhe garantiu fãs por todo o mundo.

pedro.guerreiro@sol.pt
com agências

Sem comentários: